SLIDE PARA BLOG

Especial NOIVAS - Entrevista com o fotógrafo Marcio Sheeny



Olá lindonas...
Mais um post sobre o especial NOIVAS!!!
O post de hoje tenho prazer de entrevistar um cara q admiro muito! Marcio Sheeny com certeza é uma das referências em fotografia de casamento... Ainda mais para aquelas noivas ousadas, que buscam novidades e intensidade em seu registro. Acho q intesidade e ousadia são as palavras que super definem o trabalho dele.
Sheeny tem um portifólio de tirar o fôlego..  Ele é formado pelo New York Institute of Photography e pelo ICP (International Center of photography) em Fashion Photography e Fin e Art Photography... Sem falar nos diversos workshops pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.. Ufa... Esses são só alguns dos cursos que Sheeny fez... 
Com certeza, as noivinhas que têm a honra de ter o seu casamento eternizado por ele.. não tem apenas um álbum de fotografia.. elas tem uma obra de arte...

Eu confesso que sou suspeita em falar, pois conheci o trabalho do Sheeny na internet, depois qndo trabalhei com artistas, ele fez umas fotos incríveis, e foi assim q o conheci pessoalmente... Se admirava o seu trabalho, hj o tenho como uma inspiração..
 Agora vamos ao bate papo q tive com ele?

Letícia Guerhardt - Então Sheeny, conta um pouco da sua história..Como vc começou nesse universo de noivas?
Marcio Sheeny - Eu me formei em fotografia em New York no ano de 2004, onde eu abri meu primeiro Studio... Fui descoberto por um curador, que viu o meu trabalho numa exibição de alunos, quando eu ainda estudava no ICP (International Center of Photography) e me convidou para fazer uma exposição numa galeria de arte para novos talentos.
Nessa época, eu trabalhava com Fashion e Ensaios Sensuais e isso fez o meu trabalho ser reconhecido e valorizado.. 
Fui logo contratado para fotografar alguns casamentos em New York, New Jersey e Filadelfia....
Quando voltei ao Brasil, em 2006, abri o meu Studio no Castelo, no Rio de Janeiro..onde me firmei no mercado de books fashion e ensaios sensuais, que era a minha formação... Mas aos poucos, comecei a ser procurado por noivas. E em 2007, fotografei  5 casamentos, que deram grande visibilidade para o meu trabalho. E em 2008 pulei para 32 casamentos...E o que começou sem muita pretensão, virou a minha paixão..E isso me fez direcionar o foco para casamentos.
Hoje estou construindo o meu próprio Studio, com 3 andares, em Nitérói, onde eu moro,  com uma estrutura confortável para atender os noivos. E ele ficará pronto no final de julho...


Letícia Guerhardt - Há quanto tempo vc atua nesse mercado? Nesse período, quais foram as grandes mudanças de tendência de produção de noivas que vc percebeu?
Márcio Sheeny - Eu atuo há 8 anos fotografando casamentos (2004 e 2005 nos EUA e desde 2007 no Brasil)
Desde quando eu cheguei aqui no Brasil, mantive o estilo de casamentos americanos. Começando as fotos 7 horas antes da cerimônia, num making of bem organizado e fazendo as fotos das noivas por 2 horas antes da cerimônia em locações externas, até mesmo distantes os locais do making of e da cerimônia.
As noivas estão cada vez mais procurando casamentos mais personalizados, com a cara dela. Por isso eu gosto de direcionar a fotografia de acordo com a personalidade dos noivos...

Letícia Guerhardt - Como vc desenvolveu a sua linguagem de fotografias de casamento? Pq aqui  no Brasil ela se destaca pela ousadia, inovação e pelo tratamento peculiar das suas imagens...
Márcio Sheeny -  A minha formação foi em moda, e ensaio sensual, por isso gosto de criar um estilo editorial de moda, com um ar sensual nas fotos que faço com as noivas antes da cerimônia. Os ângulos eu defino na hora, por intuição e feeling..Dependendo também da locação e do feedback dos noivos. Já o tratamento nas minhas fotos, eu faço pessoalmente, pois na realidade, que faço a foto, já imagino como ela será revelada na minha edição. Pois a câmera simplesmente não é capaz de revelar a foto como eu fotografei na minha mente.


LG -  De onde vem tanta inspiração? Pois as suas fotos são cada vez mais ousadas...
MS - Eu fiz workshops com quase todos os fotógrafos que me inspiram, como a Julia e Jeff Woods, Jim Garner, Jerry Ghionis, Yervant, Fer Juarist, Steven e Jen Bebb, além do filmmaker Ray Roman, pois também faço filmes...Enfim.. estudo os estilos deles, para assim, criar o meu próprio. Busco sempre assistir filmes e de todos que já assisti, principalmente os de arte. Estudando a direção de fotografia. Tudo é inspiração. Viagens, livros, revistas de moda.. ou seja, tudo que eu puder absorver.
Mas a minha maior qualidade é o meu poder de convencer as noivas a fazer as loucuras que eu imagino. Como correr na beira d´água com o vestido de noiva, 40 minutos antes da cerimônia. E qndo ela entrou linda e maravilhosa na cerimônia, como se tivesse vindo direto do hotel..rs


LG -  Como vc pensa em um ensaio de noiva? Como vc começa a produção?
MS - Eu visito o lugar que faremos o ensaio alguns dias antes. Fotografo o lugar vazio de todos os ângulos. E, depois no computador, olhando as fotos, eu imagino as cenas e tudo o que seria possível fazer com a noiva no local.

LG - Sheeny fala um pouco do Trash the Dress que vc faz q é um LuShOo!!! Há quanto tempo vc faz isso? Conta pra gente umas histórias que se destacaram ao longo da sua carreira...
MS - Como tudo que inicio no meu trabalho, eu passo um tempo estudando os melhores do mundo,naminha opinião é claro, que fazem aquilo. Depois estudo as técnicas usadas (como eu também fiz qndo iniciei os meus filmes de casamento e os Fusions - q são filmados pela minha esposa Fernanda Sheeny, que tbm assina as maquiagens dos Trash the Dress e books).
No caso do Tresh the Dress, eu estudei por um ano os melhores ensaios pelo mundo. Quando eu me senti preparado a fazer um trabalho naquele nível, presenteei algumas noivas com esses ensaios para ter pertfolio e poder oferecer esse serviço diferenciado para as outras noivas. Atualmente praticamente todas as noivas me contratam para fazer esse serviço tbm, além das fotos da cerimônia e festa..
Um dos ensaios que marcou foi o primeiro Trash the Dress Internacional, no qual me especializei. já que morei  fora do Brasil por muito tempo, e já conheço muitos países... A Rafaela e o Thiago, foram uns noivos super queridos e que eu tinha bastante intimidade. Eles iam passar a lua de mel em Paris, então ofereci fazer o Trash deles em Paris, acreditando no potencial das fotos e eles amaram a ideia. Se valeu a pena?? Basta vc digitar Thash the Dress Paris no Google, o trash e o fusion deles são os primeiros que aparecem na busca, dentre mais de 1000 páginas de outros feitos em Paris. Pra vc ter uma ideia do acesso que eles tiveram. Esse trabalho tbm está em vários blogs de casamento de Los Angeles e Paris.
Esse ano, eu já fui contratado para fazer o Trash the Dress no México, Chile, Irlanda, Esócia, Emirados Árabes e Grécia..
Pelo que eu saiba, acho que sou o primeiro fotógrafo especializado em Destination Trash the Dress... com certeza cada ensaio tem a sua marca, a sua história...
Confiram o Fusion do Trash The Dress do casal Rafaela e Thiago em Paris


LG - Com quanto tempo vc acha que é bom procurar o fotógrafo para esse dia tão importante?
MS -  De 1 a 2 anos para conseguir o profissional q vc realmente quer contratar. No meu caso, eu peço no meu site, caso eles queiram me contratar, que eu seja o primeiro serviço, pq gosto de oferecer aos noivos, uma consultoria de tudo no casamento. Procuro ajudar com a minha experiência para que eles tenham o melhor no casamento deles. Profissionais responsáveis, pontuais, educados, comprometidos que valorizem estar sendo contratados para o dia mais importante da vida daquele casal. Outra coisa q acho fundamental é a escolha do local do Making of e das fotos externas. Evito lugares comuns, hotéis muito comerciais, lugares que não posso agregar a personalidade dos noivos nas fotos.. Ano passado, 8 noivas mudaram a data delas para eu poder fotografar o casamento delas. Para mim não há recompensa maior que essa...Realemente me comprometo em oferecer o que eu tenho de melhor e com muita paixão, ara assim, alcançar a excelência.


LG - Você acha q no dia do casamento é a data para a noiva ousar, ou é melhor ser clássica?
MS - Hoje em dia, sem dúvida nenhuma, ousar. É um dia único q precisa ter a cara dele. Lógico q não é necessário fazer nenhuma loucura, apenas fazer valer a personalidade dela.
Pelo meu estilo de fotografia, essas são as noivas que me procuram e eu AMO ousar ao máximo, mas com responsabilidade sempre. Eu ouso, pq sei como será o resultado.
Mais do q o meu estilo de fotografar, esse é o meu estilo de vida, assim tbm acontece com as noivas.. Não é o estilo de ousadia ou clássica no dia do casamento, mas sim o estilo de vida de cada noiva.

LG - Na sua opinião, quais são as tendências de fotografia q estão em alta?
MS- Eu estou sugerindo algumas tendências nos meus casamento, qndo faço as minhas apresentações para as minhas noivinhas..
Eu mostro um filme do Ray Roman (q me inspiro e trabalho no seu estilo filmográfico), apresento tbm um filme de um casamento americano, para inspirar e sugerir algumas mudanças nos casamentos delas. Como por exemplo, o discurso e dança do pai, brindes, q são tradições americanas, q eu acho q dão muita emoção a estória q vou contar. Eu me sinto muito a vontade com elas, pq meus primeiros casamento foram nos EUA.
Confesso que já consegui influenciar muitas noivas, como por exemplo uma q vai casar por agora. Um casamento no final de tarde, com as madrinhas se arrumando na mesma pousada da noiva, com robes iguais e bordados com os nomes delas. E tbm irão usar vestidos iguais e buquês da mesma cor, como os casamentos americanos..Isso valoriza demais as fotos no ensaio e na cerimônia..Detalhes q fazem muita diferença.
No Brasil, as madrinhas são muito vaidosas e não é fácil elas concordarem com isso. Em outros casamentos eu consegui q elas fossem com a mesma cor de vestido, mas com vestidos iguais, confeccionados epal noiva. Será o primeiro e estou ansioso por essas fotos..rs

LG - Nas fotos vc prefere um ake up leve ou um make up mais dramático? Pq?
MS - Make up dramático com certeza. Pq uma maquiagem fashion, mais pesada, com olhos dramáticos, combinam com as minhas fotos. Principalmente pq a base das minhas fotos, são as expressões delas. Na direção da cena, preciso de olhares fortes e expressivos..

LG - Sheeny, deixe um recado para as novinhas q estão lendo o blog..o q vc falaria pra elas..uma dica...um conselho..
MS - Noivinhas, não deixem q façam do seu casamento uma fórmula igual a todos os outros. Não sigam o q todo mundo está fazendo. Não façam suas fotos onde todo mundo faz. Façam valer a pena a sua personalidade. Casamentos diurnos, começando no final de tarde são maravilhoso. Não fique com medo de q as pessoas não compareçam..quem se importa e realmente gosta de vc, com certeza irá!
Inove, Ouse! O seu casamento é único!  Aproveite o seu dia e contrate bons profissionais, comprometidos com vc. Pois isso faz a diferença!

Meninas..... espero q tenham curtido a entrevista..com altas dicas hein... Agora... mais alguns clicks pra vcs se deliciarem com a bela arte de Marcio Sheeny



Bjo meninas!!!








3 comentários

  1. Fez toda diferença em meu casamento. Profissional supercomprometido, paciente e mais do que talentoso, com uma equipe incrível! Mais do que recomendo!!

    ResponderExcluir
  2. Marcio Sheeny é realmente um ícone no mundo dos casamentos. Os trabalhos são todos fantásticos!

    ResponderExcluir
  3. Super admiro o trabalho do Márcio Sheeny!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...